
Antes, me deixe contar o que significa uma abordagem psicológica
Na psicologia, uma abordagem refere-se ao conjunto de métodos e técnicas que um terapeuta utiliza para compreender e tratar as questões do paciente. Cada abordagem tem sua própria visão sobre como os pensamentos, emoções e comportamentos se relacionam e influenciam a saúde mental.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), desenvolvida na década de 60, é uma psicoterapia empíricamente validada no tratamento de diversos transtornos mentais, como ansiedade e depressão. É uma abordagem prática e focada em soluções, que se baseia na ideia de que nossos pensamentos influenciam diretamente nossas emoções e comportamentos. A TCC tem como base o modelo cognitivo: a maneira que indivíduos percebem as situações é mais importante do que a situação em si. “Partimos da ideia que nossas emoções e comportamentos estão ligados à forma de como avaliamos e interpretamos nossas experiências e quais significados damos a elas.” "Não são os eventos que nos perturbam, mas sim a interpretação que fazemos deles." - Epicteto O objetivo do terapeuta sempre será a melhora do paciente, respeitando o processo, e tempo, individual do sujeito em relação a suas demandas. O objetivo da TCC é identificar e reestruturar padrões de pensamento negativos ou distorcidos, produzindo mudanças nos sistemas de significados, auxiliando o paciente/cliente a entender melhor o seu processamento cognitivo como um todo (a capacidade de ele entender como ele funciona) e ajudando a desenvolver maneiras mais saudáveis, funcionais e eficazes de lidar com os desafios da vida. Promovendo essas mudanças é possível experienciar uma melhora no estado de humor e de funcionamento, além de uma transformação emocional e comportamental duradoura, proporcionando a ele autonomia e alívio (ou a remissão) dos sintomas.
TCC
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), também chamada de Terapia Cognitiva, é uma psicoterapia antiga, testada e baseada em evidências, com resultados comprovados para diversos transtornos mentais, como ansiedade e depressão.
É uma abordagem prática e focada em soluções, que se baseia na ideia de que nossos pensamentos influenciam diretamente nossas emoções e comportamentos.
A TCC tem como pilar o modelo cognitivo:
a maneira que indivíduos percebem as situações é mais importante do que a situação em si. Partimos da ideia que nossas emoções e comportamentos estão ligados à forma de como avaliamos e interpretamos nossas experiências e quais significados damos a elas.
"Não são os eventos que nos perturbam,
mas sim a interpretação que fazemos deles."
- Epicteto
O objetivo do terapeuta sempre será a melhora do paciente, respeitando o processo, e tempo, individual do sujeito em relação a suas demandas.
O objetivo da TCC é identificar e reestruturar padrões de pensamento negativos ou distorcidos, produzindo mudanças nos sistemas de significados, auxiliando o paciente a entender melhor o seu processamento cognitivo como um todo (a capacidade de ele entender como ele funciona) e ajudando a desenvolver maneiras mais saudáveis, funcionais e eficazes de lidar com os desafios da vida. Promovendo essas mudanças é possível experienciar uma melhora no estado de humor e de funcionamento, além de uma transformação emocional e comportamental duradoura, proporcionando a ele autonomia e alívio ou remissão dos sintomas.
O processo de psicoterapia é colaborativo, com o paciente desempenha um papel ativo, e envolve o uso de ferramentas práticas para lidar com os desafios diários.
A Terapia Dialética, Terapia de Esquemas, e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), são exemplos populares de TCCs.
Todas elas reúnem alguns elementos em comum: se baseiam na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos; são estruturadas, com objetivos e focos específicos, priorizando a resolução de problemas atuais.